"Então" em produções orais de aprendentes hispanofalantes de PLNM

Authors

Abstract

O presente trabalho investiga o uso da expressão então num corpus de produções orais de aprendentes de português europeu como língua não materna em contexto de imersão em Portugal, o COral-Co. O objetivo é, em primeiro lugar, comprovar o uso de então neste corpus, assim como detetar eventuais padrões de uso, tendo em conta a língua materna e o nível de proficiência dos informantes. Pretende-se ainda descrever e analisar as ocorrências encontradas, as quais, posteriormente, se comparam com as ocorrências observadas em dois corpora de falantes nativos de português europeu contemporâneo, a saber, o corpus do trabalho de Lanović e Nigoević, de 2011, e o corpus analisado por Lopes no seu trabalho de 1997.

Os dados observados permitem concluir que então é uma expressão usada com alguma frequência neste corpus de aprendentes de PLNM, destacando o seu uso por aprendentes cuja LM é o espanhol e em níveis de proficiência intermédios (B1 e B2). De igual modo, é possível notar que, no subcorpus de aprendentes hispanofalantes, então é usado, sobretudo, com valor textual, seguido do seu uso como marcador conversacional e, por último, de forma bastante mais residual, com valor temporal. Denota-se, assim, uma tendência comum com os falantes nativos no que diz respeito ao baixo uso da expressão com valor temporal. O corpus observado diverge, contudo, dos dois corpora de falantes nativos investigados por mostrar um uso ligeiramente superior de então com valor textual, o que contrasta com o uso prevalente de então com valor internacional, por parte dos falantes nativos.

Downloads

Published

2023-12-29

How to Cite

Duarte, T. (2023). "Então" em produções orais de aprendentes hispanofalantes de PLNM. Portuguese Language Journal, 17, 79–96. Retrieved from https://portugueselanguagejournal.com/index.php/home/article/view/98